sexta-feira, janeiro 07, 2011

A fome das Batatas

É, aproveitando que a  Jaquinha (Luana - alguém pode não a conhecer pelo apelido ) está longe, beeeem longe aliás, lá na Irlanda, eu resolvi roubar a cena dela e postar também. Como meus conhecimentos sobre a Irlanda se resumem à: duendes, muito gelo, U2, e a Grande Fome das Batatas, só me restou postar sobre este último, então.

No século XIX, as terras da Irlanda foram afetadas por um fungo maldito que destruiu todas as plantações de tubérculos como inhame, abóbora e as importantíssimas BATATAS. Pra nós, batata é frita, rosti ou complemento da carne assada ou,  mais uma fonte de carboidrato que nos faz engordar , no entanto, essa era a principal base alimentar da Irlanda - até onde os meus parcos conhecimentos se estendem, parece ser a grande base alimentar até hoje. O fungo afetou toda a Europa, no entanto, a economia irlandesa possuía uma enorme dependência do alimento, sendo assim, o país dos duendes tornou-se o mais afetado pela Grande Fome o que acarretou numa diminuição entre 20% e 25 % da sua população. Essa diminuição não se deu somente pelo grande número de mortos de fome mas também, pelo grande número de imigrações, principalmente para as Américas. A crise começou por volta de 1845, teve seu pico em 1847-49. Esse episódio tornou-se um marco na história Irlandesa e é usado como divisor de águas pela historiografia.

Como nós estamos num país tropical e abençoado por Deus, vamos beber uma Skol com uma Batata-Frita em frente a praia e deixar a Jaquinha Beber Guinness com purê de batata num PUB.


Vale lembrar que a minha pesquisa se baseou em alguns conhecimentos que eu adquiri em aula, mas os detalhes foram retirados da internet e que portanto pode conter alguma informação equivocada. 

2 comentários:

Michelle disse...

Nada como ter um contexto histórico tststs
Só sei que agora a Luana está com cara de batata rsrsrsr
Beijos, meninas

Luana Costa Barros disse...

Em resposta ao seu post: EU NAO AGUENTO MAIS COMER BATATA. So pra deixar claro. =)

Postar um comentário