quinta-feira, dezembro 23, 2010

(Por-ti)nari!

Essa semana, estará acontecendo uma exposição no Teatro Municipal do Rio de Janeiro dos painéis Guerra e Paz, de Cândido Portinari, que vai até o dia 30 de dezembro.
Na minha santa ignorância, confesso que conhecia(conheço) pouco sobre o artista e resolvi pesquisar. 

Painel "Guerra"
 Portinari é um dos plásticos brasileiros mais conceituados no mundo. Nasceu em São Paulo, numa fazenda de café ( o dinheiro do café não serviu só para fomentar a industrialização ) não teve uma educação brilhante mas possuía as mãos de um gênio. Morou em Paris algum tempo, onde aprimorou seu talento e pode entrar em contato com diferentes influências. Suas obras possuíam um cunho social e dizem os sites por aí que era comunista. Em 1952, ano em que Fulgêncio Batista toma o poder em Cuba e que o secretário geral da ONU pediu à todas as nações membras que fizessem uma doação cultural, o pintor é contratado para fazer essa obra que só fora terminada em1956. Foram 4 anos de muito estudo e péssimas condições de trabalho.  Cândido queria ter pintado sua obra em Nova York, mas não pode por ser comunista,  quis também continuar vivendo, mas suas tintas não deixaram. Morreu intoxicado pela sua própria arte.


Por ti, por mim e por todos nós. Um pouco mais de Paz sem a Guerra!


3 comentários:

Felipe Rodrigues disse...

Não teve o tom crítico característico dos seus posts. Mas aposto que seus olhos brilharam quando tu leu que ela era socialista.

Felipe Rodrigues disse...

Onde escrevi "ela" leia-se "ele".

Evandro Coelho disse...

...e a criatura mata o criador com a crueldade de Brutus e a inocência de Perseu...

Postar um comentário